quarta-feira, 25 de abril de 2012

Adrenaline Mob: resenha do CD de estreia da banda, "Omertá"



Adrenaline Mob é diferente daquilo que os seus integrantes fizeram em suas (vastas) carreiras. E é isso que torna o projeto interessante – ninguém estava esperando por uma sonoridade como essa quando a banda começou a ser anunciada. Até porque seus membros fundadores (MIKE PORTNOY na bateria, RUSSELL ALLEN nos vocais e MIKE ORLANDO na guitarra, complementados por JOHN MOYER no baixo, após a saida do baixista original PAUL DILEO e o segundo guitarrista RICH WARD) são conhecidos por fazer um som um pouco mais limpo, ainda que igualmente pesado. Omertá, disco de estreia do quarteto — originalmente quinteto — mescla metal alternativo, industrial, progressivo e tem até alguns toques de thrash e nu metal.


Difícil dizer qual dos músicos está se destacando mais aqui, mas a voz poderosíssima de RUSSELL talvez seja a primeira coisa a chamar a atenção do ouvinte, mesmo para quem já acompanha seu trabalho no SYMPHONY X. Os riffs fortes e marcantes de ORLANDO, aliados às batidas firmes de PORTNOY, ditam o ritmo do álbum. Além dos riffs, ORLANDO trouxe solos bastante técnicos e interessantes, que dão certa solidez ao trabalho. Outra característica notória desta obra é soar constante, sem grandes mudanças entre uma faixa e outra, e mesmo assim não enjoar.

Basicamente, Omertá pode ser dividido entre séries de faixas destruidoras, das quais destacam-se "Undaunted", "Hit the Wall", "Feelin' Me" e "Down to the Floor"; e alguns "respiros" posicionados entre elas: "All on the Line" e "Angel Sky", duas belas baladas, e "Come Undone", cover do Duran Duran, que conta com a participação da vocalista LZZY HALE, dona de uma bela voz. O curioso da faixa é que LZZY parece cantar com mais agressividade que RUSSELL, que limitou-se a cantar versos de maneira mais "limpa", ainda que com notável emoção.

Omertá surpreende logo na primeira escutada, logo na primeira faixa, algo raro nos lançamentos de heavy metal atualmente, o que torna este álbum uma obra que entraria facilmente em uma lista de "melhores de 2012". Já foi dito, mas não custa repetir: não espere um "Dream Theater encontra Symphony X" com este álbum só porque membros das duas bandas estão aí. Espere algo menos ambicioso, mas igualmente primoroso.

Abaixo, o vídeo da faixa de abertura, "Undaunted":




Track-list:


"Undaunted"
"Psychosane"
"Indifferent"
"All on the Line"
"Hit the Wall"
"Feelin' Me"
"Come Undone"
"Believe Me"
"Down to the Floor"
"Angel Sky"
"Freight Train"


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário