terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jornal britânico afirma que o punk rock surgiu na América do Sul


Quando o tema de uma conversa entre apreciadores de música é o punk rock, um assunto inevitável a ser discutido é a origem deste gênero.

Há quem acredite que o berço da punk foi algum quarto enfumaçado ao redor dos pubs de Londres. Em contrapartida, muitos defendem a teoria de que o punk surgiu na caótica Nova Iorque da década de 70. Porém, o jornal The Guardian revelou, em uma reportagem, que esta música revolucionária tem origens latinas, mais precisamente em Lima, capital do Peru.

Uma década antes do surgimento de grupos como Ramones, Sex Pistols e New York Dolls, a banda Los Saicos já disparava seus acordes raivosos. De acordo com José Beramendi, o produtor de “Saicomania” (2010), um documentário sobre a banda, “eles foram os primeiros a tocar o que mais tarde se tornou punk. Não exisitia nenhum nome para o som que eles faziam, mas os riffs eram punk”, disse.

Para o músico Pancho Guevara (não há parentesco com Che Guevara), ex-baterista da banda, a formatação da sonoridade do grupo não foi proposital. “Eu não sei o que é punk. Nós queríamos tocar rock and roll, mas este é o som que saiu. Eu não sei de onde ele veio. Foi algo que surgiu quando comecei a tocar”, disse.

Os historiadores da música afirmam que no início dos anos 60, bandas como The Trashmen e The Sonics faziam músicas enfurecidas. Na mesma época, Iggy Pop formou seu primeiro grupo. A hipótese sustentada pelo “Saicomania”, dificulta ainda mais a possibilidade de precisar quando e onde surgiu o punk rock.

Ouça dos primeiros registros do punk:


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário